Knowyou - Self Development

Preparação para o nascimento

preparação para o nascimento

Preparação para o nascimento

Um dos momentos mais importantes na nossa vida é o momento do nosso nascimento, e ele dá-se com a nossa primeira inspiração.  

O nascimento de uma criança é sempre um momento de fortes emoções, felicidade, alegria e euforia. É um momento em que nasce também uma mãe, um pai, um avô, uma avó, etc. É uma alteração em toda a estrutura familiar.

Durante os meses de gestação, são dadas instruções médicas aos futuros pais, e particularmente à futura mãe. Entre elas, ter mais cuidado com a alimentação, descansar mais, evitar emoções mais fortes, tal como a irritabilidade e o nervosismo, ou seja, levar uma vida mais tranquila e sem grandes sobressaltos. Já é sabido que o feto sente as emoções da gestante, que ouve sons e sente afetos. Mas sabia que o meio envolvente em que a gestante se encontra interfere diretamente também com as emoções do bébé? Por exemplo, numa ida a um centro comercial, pode acontecer uma gestante sentir-se mais cansada – o feto absorve também esse estado. 

Ter a consciência de que o meio envolvente em que se encontra interfere diretamente com o feto, é meio caminho andado para que o bebé seja mais tranquilo. Uma grávida deve ser muito seletiva com os espaços que frequenta, com as pessoas que a rodeiam, com os alimentos que come, com o meio envolvente de uma forma geral. E este conselho vale para todos nós! 

Quando o bebé nasce, também estes mesmos cuidados se devem manter. Preferir um passeio na natureza em vez de um passeio num espaço fechado. Respirar ar puro, deixar que o bebé interaja com a natureza, aproveitar o bom tempo para andar descalço na terra, sentarmo-nos no chão, entre outros exemplos. 

É explicado pela epigenética que toda a carga genética que recebemos dos nossos ascendentes pode influenciar o risco de doenças na geração seguinte. A epigenética explica também como o ambiente envolvente, como o nosso comportamento, nos pode afetar. Por esse motivo é que é importante as mulheres grávidas prestarem atenção a estas informações, pois as experiências iniciais de um bebé, incluindo enquanto é ainda apenas um feto, podem ter impactos ao longo de toda a sua vida adulta.  

Deixo um vídeo que pode elucidar um pouco mais sobre a epigenética e a relação com a importância do meio envolvente no decorrer da gestação.

Partilhar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


Fale connosco
Enviar