Knowyou - Self Development

E agora?

prestar atenção aos sinais que o nosso corpo nos dá; seguir o nosso gps interior a nossa intuição

E agora?

Estar atento aos sinais interiores

Se prestarmos atenção, verificamos que o nosso corpo dá-nos sinais com regularidade. Várias vezes ao dia, muitas vezes sem aviso prévio, recebemos indicação do nosso sistema nervoso de que há uma necessidade que precisa de ser satisfeita. Sentir sono, fome ou cansaço são alguns exemplos típicos destes sinais e são universalmente conhecidos de todos nós.

É útil prestarmos atenção aos sinais que o nosso corpo nos dá. Permite-nos, por exemplo, zelarmos pela nossa própria saúde, evitando excessos quando o nosso nível de energia é baixo e aproveitando o melhor de nós quando o nosso nível de energia é elevado. Podemos considerar que são sinais básicos de sobrevivência que os recebemos e agimos de acordo com eles.

Existem outros tipos de sinais que o nosso corpo nos dá, os quais são subtis. Para os percebermos precisamos de estar atentos a eles. Podemos nós próprios tomar a iniciativa e pedir ao nosso corpo que nos dê sinais mais concretos. Nesse sentido, quando estamos perante uma situação difícil e precisamos de tomar uma decisão que envolve risco, podemos deixar que o nosso corpo nos ajude, observando a reação do nosso corpo em relação a cada uma das opções que temos disponíveis.

Cada um de nós está equipado como que com um “GPS” interior, e podemos colocar-lhe questões, como por exemplo: “Isto é bom ou mau para mim?”, “Qual a opção que devo escolher A ou B”? O truque é dar ao nosso corpo o tempo suficiente para ele se manifestar, e ele dá-nos pistas sobre o melhor rumo. Se sentir o corpo a contrair, ou sentir algo mais pesado no seu corpo, por exemplo, é indicativo de que essa opção não será a melhor a seguir. Mas se por outro lado sentir expansão, liberdade e sentir-se leve ao mesmo tempo, é indício que o corpo lhe está a dar de que essa opção é a melhor para Si, naquele momento e naquela situação.

Muitas vezes ignoramos ou deixamos escapar os sinais do nosso corpo… Em alturas de ansiedade ou depressão, em que o nosso diálogo interno nos é particularmente desfavorável, a tendência é a de ignorarmos os sinais que o nosso corpo nos fornece. Ironicamente, é justamente nestas alturas que mais precisamos de prestar atenção a eles. Ao fazê-lo, estamos a colocar-nos num estado de regeneração e recuperação, mas precisamos de conseguir silenciar suficientemente a nossa mente para entrar em contacto com o nosso GPS interno.

As respostas estão no nosso interior, e não no exterior. Seguir a nossa intuição é parte integrante de uma vida preenchida, autónoma e bem-sucedida.

Estamos disponíveis para lhe disponibilizar ferramentas que o auxiliam no seu dia a dia!

Fale connosco: https://knowyou.pt/contactos/

Partilhar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


Fale connosco
Enviar