Knowyou - Self Development
jejum e autofagia

Jejum

Jejuar e os seus benefícios

Os benefícios para a saúde provenientes do jejum são conhecidos há centenas ou milhares de anos. Contudo, na sociedade ocidental, não é costume jejuarmos com tanta frequência. Adicionar o jejum à nossa vida quotidiana pode ser útil à saúde para todas as pessoas, especialmente para quem pretende desintoxicar o organismo, ter uma maior clareza mental, sentir-se mais leve para práticas de yoga, por exemplo. Mas, iniciar um jejum pode ser considerado uma tarefa difícil, por estarmos a ir contra o nosso padrão habitual de comportamento e por termos de enfrentar emoções fortes relacionadas com a fome. Quem já jejuou por um período de 24h ou mais, relata que o jejum ajudou a desenvolver a sua determinação, ao enfrentar as emoções desencadeadas, a pessoa tornou-se mais forte e mais capaz de aguentar adversidades, ajudou a ter mais clareza mental, a estar mais atento a tudo o que o rodeia e claro sentiu-se mais leve, sentiu que o corpo descansou e que permitiu direcionar a energia que era gasta na digestão, para outras partes do corpo. 

Pela minha experiência, posso relatar que os primeiros momentos do jejum são desafiadores, pois o nosso cérebro entra em estado de stress por pensar que não vai comer nas próximas horas. Estamos tão habituados a comer, mesmo quando não temos fome, e quando comemos, fazemo-lo de uma forma inconsciente. Outras coisas que aprendi com o jejum é que após passar aqueles primeiros momentos com sucesso, a fome vai desaparecendo. À medida que comemos menos, menos fome temos. Quando o jejum termina volto a comer e lentamente vou introduzindo os alimentos. É uma ótima oportunidade para regularmos a nossa dieta e aprender hábitos mais saudáveis de comer.  

Sabia que com a prática do jejum, os odores corporais alteraram-se, podendo inclusivamente perderem-se?

Autofagia

Outro dos benefícios do jejum é que o jejum estimula a autofagia. Sabe o que é? Autofagia significa “comer-se a si mesmo”. Ou seja, na ausência de alimento, o corpo começa a fazer uma reciclagem celular, o organismo deteta as células doentes e alimenta-se delas. A autofagia apenas acontece na ausência de alimento. Para que a mesma se dê, é necessário existir no mínimo um intervalo de 8h entre as refeições

Conheço pessoas que simplesmente não conseguem jejuar. Se for o seu caso, pelo menos coma bem. Pergunte a Si mesmo: “Este alimento é benéfico para mim? Daria este alimento a uma criança de 2 anos?” Prefira comer alimentos provenientes da natureza e não alimentos processados e, se possível, escolha produtos biológicos. 

Se nunca jejuou e tem curiosidade em experimentar, fale com o seu médico primeiro, se assim achar conveniente. Ao experimentar o jejum, é útil observar os sinais que o corpo lhe dá. Por vezes podem surgir dores no corpo. Se assim for, esteja atento a essas partes do corpo e analise com maior atenção, pois pode ser indicação de que nessa zona do corpo pode vir-se a manifestar algum tipo de doença. Desta forma pode antecipar-se. 

Se já praticou o vai praticar jejum, partilhe a sua experiência connosco!  

Partilhar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


Fale connosco
Enviar